"UM PASSEIO POR 150 ANOS DE MÚSICA BRASILEIRA".
LANÇAMENTO DO CD " A SOMBRA CONFIA AO VENTO"


COMPRAR/PURCHASE AT:

(em todos eles, basta digitar "ricardo machado" na busca/just type "ricardo machado",on search)

OU DIRETAMENTE NO EMAIL:(also purchase the album,just sending an e-mail): machadorick@uol.com.br

AGORA, TAMBÉM À VENDA NA LOJA "ARLEQUIM":

VISITE : http://arlequim.com.br/Home ,(ENTREGAS EM TODO PAÍS),
PRAÇA XV, 48 -Loja 01- PRÉDIO DO PAÇO IMPERIAL -CENTRO
Rio de Janeiro - RJ - 20010-010 - Brasil
(21) 2220-8471 / 2524-7242


À VENDA NA LOJA "TRACKS GÁVEA",

TEL: 21-22747182- Pça. Santos Dumont, 140 Lj B - Gávea - Rio de Janeiro

À VENDA NA LOJA "VENEZINHA DISCOS",

Rua Oliveira, nº 3, Lj A
Méier
Tel: 36272356

À VENDA NA LOJA "MUNDO MÍSTICO",

Rua Dias da Cruz, nº 188, Loja 109
Méier
Tel:3899-1222

À VENDA TAMBÉM:
PANNO LIVRARIA E REVISTARIA, na Rua Dias da Cruz, nº 255, Loja B - Méier p telefone: 2595.9038.

Crítica oficial sobre o Cd:

http://www.revistamusicabrasileira.com.br/rmb-recomenda/cd-sombra-confia-ao-vento


2012 :
MARAVILHOSA MATÉRIA DE BRUNO NEGROMONTE, SOBRE LANÇAMENTOS DE 2011, CITANDO, DENTRE ELES, MEU CD, QUE CONCORREU AO 22 PRÊMIO DA MÚSICA BRASILEIRA:



2012- CRÍTICA - JORNAL- PERNAMBUCO:

2012 -
ENTREVISTA SOBRE O CD,COMEMORANDO A SEGUNDA TIRAGEM, DIVULGADA ,AGORA EM PERNAMBUCO!


Na página da jornalista Anna Ramalho,crítica ao cd:



Mais uma nota sobre o cd,no site de vendas "Tiranossaurus":
http://tiranossaurus.com.br/default_noticias.asp?hotsite=nao

"A sombra confia ao vento"
Citação do cd,no "Cultura Brasil",por Solano Ribeiro:
http://www.culturabrasil.com.br/programas/solano-ribeiro-e-a-nova-musica-do-brasil/agenda-10/quem-disse-que-o-passado-ja-era
Cultura Brasil - Quem disse que o passado já era?
www.culturabrasil.com.br
Portal de música brasileira da Fundação Padre Anchieta

Crítica e entrevista no Musicaria Brasil:


Na página de vídeos do mestre dos Sopros, Dirceu Leite,que tocou em 3 faixas do cd:
http://www.yatengo.com/videos/Dirceu+Leite/
www.yatengo.com


ENTREVISTA PARA O SITE "MUSICARIA BRASIL":
http://musicariabrasil.blogspot.com/


PREMIO DE MUSICA BRASILEIRA- PRÉ-SELECIONADO(na 5ª remessa): Ricardo Machado
O Cd," A sombra confia ao vento",foi pré selecionado,e está concorrendo ao Prêmio de Música Brasileira,antigo Sharp e Tim,do José Mauricio Machiline.
Link:



CRíTICA ao meu CD,feita por AQUILES REIS,vocalista do grupo MPB4,no jornal "A Gazeta",de Cuiabá:
http://www.gazetadigital.com.b​r/conteudo/show/secao/48/mater​ia/283075


CRÍTICA ao meu cd, no "BRAZILIAN VOICE NEWSPAPER",de circulação norte americana,feita pelo mestre do MPB4, Aquiles Reis:

http://www.brazilianvoice.com/​bv_colunista/bv_aquiles_reis/4​1463-Memria-musical-afetiva.ht​ml

MATÉRIA NO DIÁRIO DO COMÉRCIO(SP):


MEU CD NA ABO-RJ: ABO-RJ comemora 74 anos de fundação:

EGEU LAUS : O AUTOR DA CAPA E ARTE GRÁFICA DE MEU CD .(mencionando a capa do cd)
O mestre Egeu Laus, que fez toda arte gráfica de meu cd, divulgando minha capa, em seu Facebook. Egeu é um craque: fez várias capas do Legião Urbana,de Marisa Monte, de Joyce, tantas feras da Mpb e outros gêneros.Uma honra e um privilégio tê-lo comigo,abrilhantando meu trabalho,meu Cd. Obrigado Egeu !


O CD/THE ALBUM:

CAPA

CAPA
capa( na caixa, com a barra lateral)

FUNDO INTERNO

FUNDO INTERNO
onde fica o cd(mídia) com a barra lateral

CD(MÍDIA)

CD(MÍDIA)
mídia

FUNDO EXTERNO

FUNDO EXTERNO
fundo externo da caixa

LIBRETO:

LIBRETO:

PÁGINA 1 DO LIBRETO:CAPA E CONTRA CAPA

PÁGINA 1 DO LIBRETO:CAPA E CONTRA CAPA
pág 1(capa e contra capa)

PÁGINA 2 DO LIBRETO

PÁGINA 2 DO LIBRETO
pág 2

PÁGINA 3 DO LIBRETO

PÁGINA 3 DO LIBRETO
pág 3

PÁGINA 4 DO LIBRETO

PÁGINA 4 DO LIBRETO
pág 4

PÁGINA 5 DO LIBRETO

PÁGINA 5 DO LIBRETO
pág 5

PÁGINA 6 DO LIBRETO

PÁGINA 6 DO LIBRETO
pág 6

PÁGINA 7 DO LIBRETO

PÁGINA 7 DO LIBRETO
pág 7

PÁGINA 8 DO LIBRETO

PÁGINA 8 DO LIBRETO
pág 8

PÁGINA 9 DO LIBRETO

PÁGINA 9 DO LIBRETO
pág 9

PÁGINA 10 DO LIBRETO(PÁGINA CENTRAL INTEIRA)

PÁGINA 10 DO LIBRETO(PÁGINA CENTRAL INTEIRA)
pág central (inteira)

FAIXAS/SONGS:

CONTEÚDO DO LIBRETO:

FAIXAS/SONGS:

01 – Menina Faceira (Chiquinha Gonzaga) 1909

02 – Pedacinhos do Céu (Waldir Azevedo – Miguel Lima) 1951

03 – Sábado (Fredera) 1970

04 – A Casinha Pequenina (Canção Popular Tradicional) 1906

05 – Melodia Sentimental (Heitor Villa-Lobos – Dora Vasconcelos) 1958

06 – Prece ao Vento (Gilvan Chaves – Alcyr Pires Vermelho – Fernando Luiz Câmara Cascudo) 1954

07 – A Flor e o Espinho (Nelson Cavaquinho – Guilherme de Brito – Alcides Caminha) 1957

08 – Castigo (Dolores Duran) 1958

09 – Toada (Zé Renato – Juca Filho – Cláudio Nucci) 1979

10 – O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos – Ferreira Gullar) 1930

11 – Se Essa Rua Fosse Minha (Canção Popular Tradicional) século XIX

12 – Quem Sabe? (Carlos Gomes – Francisco Leite de Bittencourt Sampaio) 1859

13 – O Mundo É Um Moinho (Cartola) 1976

14 – Serra da Boa Esperança (Lamartine Babo) 1937

SOBRE O CD:

Rio de Janeiro,12/10/2010

About the Album:

“A Sombra Confia ao Vento” is the album I have always wanted to make. It covers over 100 years of Brazilian music, including the work of singers-songwriters / composers / bands like Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Waldir Azevedo, Nelson Cavaquinho, Dolores Duran, Villa-Lobos, Cartola, Boca Livre, Som Imaginário among other masters, this album has given me the pleasure and joy of singing songs that are eternal, both for those who already know them sung by their original singers, and for those who are getting to know them renewed by the superb job of our arranger, Ricardo Calafate, also a master of “choro”.

The power of music is impressive. Curiously, while I was recording this album, some personal recollections from early childhood came up to my mind. It was like they needed a spark so that emotion could come up just the right way, like in a purely magical moment. Among other memories, is the time we spent as a family, in Praia Brava (featured on the album jacket), a small beach located on the south coast of the State of Rio de Janeiro where my grandfather, Affonso, played “Ä Casinha Pequenina” on his guitar, to lull me to sleep and my grandmother, Odette, on her accordion, whose fast fingers running precisely on the keyboard made my eyes sparkle. I feel she is beautifully represented here by our master Kiko Horta. “Se essa rua fosse minha” brings me back to my first years of life, when my mother, Lúcia, sang it to her guitar as a nursery rhyme to add some color to the quiet afternoons in Praia Brava. In the album, it has been recorded in its original 19th-century-style “modinha”. This way, our musical stroll goes on from 1859’s “Quem sabe?” by Carlos Gomes, to the end of the 20th century with Boca Livre’s “Toada”, first recorded in 1979. Even considering my whole musical experience as a singer, from Gama Filho University Chorus performances, to the most informal gatherings, never, before this journey along the most genuine Brazilian Music, which I most admire, had I had the chance to perform with such synergy with the musicians and in such a rewarding way. The state-of-the-art technology of Umuarama Studios, located in Rio de Janeiro, along with musical talents like Dirceu Leite, a master of the brass, precise Augusto Mattoso’s acoustic bass, impressive Rodrigo Jesus’s drums, purely emotional Maria Clara Valle’s cello, competent Affonso Marins’s electric bass, another master, virtuoso Toni 7 Cordas and his seven stringed guitar, and, of course my friend Ricardo Calafate, arranger, spotless with his mandolin, among other instruments. Great friends, beautifully completing a project that makes me really proud.

I hope you like it, as I am singing with the best of my soul, with a lot of care, with love of music, offering my voice surrounded by top class musicians, who honored me with their special participation, which greatly enriched this work.


_________________________________________________

Rio de Janeiro,10 de Dezembro de 2010,

A Sombra Confia ao Vento”, é o disco que sempre quis gravar.Percorrendo mais de 150 anos de música brasileira,passando por Carlos Gomes,Chiquinha Gonzaga,Lamartine Babo,Waldir Azevedo,Nelson Cavaquinho,Dolores Duran,Villa-Lobos,Cartola,Boca Livre,Som Imaginário,e tantos outros mestres,este projeto me traz a alegria e o prazer de cantar músicas que são eternas.Eternas para aqueles que conhecem as canções com outros intérpretes,e também, para aqueles que estarão ouvindo pela primeira vez,com arranjos renovados e precisos de Ricardo Calafate,mestre do choro e arranjador do Cd.

Impressionante o poder da música.Curiosamente,durante as gravações,consegui recordar cenas passadas,que estavam registradas em minha memória,mas que precisavam de um sopro,uma fagulha,para que a emoção tomasse conta na medida certa,como a lembrança de meu avô,Affonso,tocando “A Casinha Pequenina”,ao violão,para que eu dormisse,em Praia Brava(fotos),litoral sul fluminense,num momento de pura e inesquecível magia.Minha avó,Odette ao acordeom,que me fazia brilhar os olhos com a rapidez de seus dedos ao instrumento ,que aqui está lindamente representado pelo grande mestre Kiko Horta. ”Se essa rua fosse minha”,consegue me fazer voltar no tempo,quase naqueles primeiros anos de vida,que, com esforço,conseguimos recordar,quando minha mãe Lúcia,dedilhava e cantarolava a cantiga de roda,também,em Praia Brava,para que as tardes monótonas,tivessem mais cor.Aqui,esta canção retorna ao formato original de “modinha”,do século XIX.Assim,seguimos este passeio musical pelo tempo,do ano de 1859,com Carlos Gomes,em ”Quem Sabe?”,até quase fins do século XX,com o conjunto Boca Livre,em “Toada”,de 1979.Esta viagem pela mais genuína MPB que tanto admiro,mesmo depois de cantar outros gêneros,no Coral de uma grande Universidade no Rio,ou em outros lugares e também em rodas mais informais,foi registrada,agora,da maneira que sempre desejei ,e em perfeita sintonia com os músicos,na mais alta tecnologia,nos estúdios Umuarama,Rj.Que honra contar com o grande mestre dos sopros Dirceu Leite,Augusto Mattoso(baixo acústico)preciso,Rodrigo Jesus(percussão)contagiante,Maria Clara Valle(cello)pura emoção,Affonso Marins(baixo elétrico)competência,outro mestre,Toni 7 cordas(violão de 7)virtuose e, claro,meu amigo arranjador,Ricardo Calafate com seu bandolim irretocável,e vários instrumentos.Grandes amigos, fechando lindamente uma obra que me enche de orgulho!

Espero que gostem,pois aqui estou cantando com a alma,com carinho,com amor ao som,oferecendo a voz,cercado por músicos de primeiro time,que me deram a honra de ter suas participações mais que especiais enriquecendo ainda mais este trabalho.

Ricardo Machado.

FICHA TÉCNICA

Ficha Técnica/CREDITS:

Produção Fonográfica: Ricardo Machado

Produção artística: Ricardo Calafate

Direção musical,arranjos e regência: Ricardo Calafate

Técnicos de gravação: Ricardo Cidade e Yuri Luedemann(faixa 07)

Mixagem e masterização: Ricardo Calafate

Gravado,mixado e masterizado no Estúdio Umuarama, Rio de Janeiro, de junho a novembro de 2010

Fotografias : Acervo pessoal Ricardo Machado

Concepção de capa: Ricardo Machado

Projeto gráfico, Lay out e arte final: Egeu Laus

Agradecimentos especiais:Ricardo Calafate ,Jeocaz Lee-Meddi,Ricardo Cidade, Dirceu Leite, Toni 7cordas, Maria Clara Valle, Kiko Horta, Afonso Marins, Rodrigo Jesus, Augusto Mattoso e Yuri Luedemann; à minha família;Vasco Eloy,Egeu Laus ,Vanessa Schütt(UBC),Cristina e Márcia Ribeiro(ADDAF),Wagner Pazini(Fermata do Brasil) e Ralfy Hecht.

Agradeço a Deus e dedico este cd aos meus avós,Odette e Affonso!

Ricardo Machado

Facebook: http://www.facebook.com/RicardoMachadoSantos

Myspace: http://www.myspace.com/ricardomachadocdnovo

Youtube: machadorick69

Ficha técnica das canções:

MÚSICA & LETRAS/LYRICS:

Menina Faceira 2’40

(Chiquinha Gonzaga) Domínio Público Lei 9.610/98 – BR5R31000001

Menina faceira, requebra ligeira

Seu corpo na dança, seu corpo na dança

Enquanto é tangida, viola querida

Viola querida não cansa

Seu pé tão mimoso batendo no chão

Parece que bate no meu coração

Parece que bate no meu coração

Parece que bate no meu coração

Bata mais minha sereia

Bata mais minha sinhá

Sapateia, sapateia

Bata mais minha sereia

Bata mais minha sinhá

Sapateia, sapateia

Bata padá, bata padá, bata padá...


Ricardo Calafate: Violão e cavaco

Rodrigo Jesus: Pandeiro, caixeta, reco-reco, agogô e surdo

Ricardo Machado: Vocal

_________________________________________________

Pedacinhos do Céu 4’16

(Waldir Azevedo – Miguel Lima) ADDAF - BR5R31000002

Sei que me amas com grande fervor,

Há em teus lábios mil frases de amor

Entretanto, eu preciso ouvir a voz da razão

Para saber se direi sim ou não

És para mim um formoso troféu,

Vejo em ti pedacinhos do céu

Porém preciso refletir mais um pouquinho

Para não desiludir ao meu dorido coração

Que ainda sente a emoção

De uma ingratidão

Afinal, com amor, com fervor e muito apreço,

Eu agradeço

A grandeza, a beleza e a riqueza do troféu

Julgo-me feliz, pois sempre quis

E tudo fiz, para exaltar um grandioso amor

E incluir neste chorinho

Entre beijos e carinhos

Pedacinhos lá do céu


Dirceu Leite: Clarinete

Toni 7cordas: Violão de 7 cordas

Ricardo Calafate: Violão de 6 cordas e cavaco

Augusto Mattoso: Baixo acústico

Rodrigo Jesus: Pandeiro

_________________________________________________

Sábado 3’34

(Frederyko ou Fredera) TAPAJÓS (EMI) - BR5R31000003

Sábado eu vou a uma festa

Vou levar meu violão

Vou cantando uma canção

Que eu decorei

Sábado eu vou a uma festa

Numa nuvem de algodão

E entre estrelas vou abrir meu coração

E vou encher de vaga-lumes teus cabelos,

Respirar o ar do céu, vou

Eu quero o céu e vou com guizos nos sapatos

Minha roupa em farrapos coloridos vou rasgar

E vou dançar entre os cristais azuis do tempo e

Esquecer

A terra longe, longe, longe

A se perder

Sábado eu vou...


Ricardo Calafate: Violão nylon, violão aço, guitarra solo, pandeirola, ganzá e triângulo

Afonso Marins: Baixo elétrico

Ricardo Machado: Vocal

_________________________________________________

A Casinha Pequenina 4’01

(Modinha Tradicional) Domínio Público - BR5R31000004

Tu não te lembras da casinha pequenina

Onde o nosso amor nasceu?

Tu não te lembras da casinha pequenina

Onde o nosso amor nasceu?

Tinha um coqueiro do lado

Que coitado de saudade

Já morreu!

Tinha um coqueiro do lado

Que coitado de saudade

Já morreu!

Tu não te lembras das juras, ó perjuras,

Que fizeste com fervor?

Tu não te lembras das juras, ó perjuras,

Que fizeste com fervor?

Daquele beijo demorado

Prolongado que selou

O nosso amor!

Daquele beijo demorado

Prolongado que selou

O nosso amor!

Tu não te lembras, ó morena, da pequena

Casinha onde te vi?

Tu não te lembras, ó morena, da pequena

Casinha onde te vi?

Daquela enorme mangueira

Altaneira onde cantava

O bem-te-vi!

Daquela enorme mangueira

Altaneira onde cantava

O bem-te-vi!


Toni 7cordas: Violão de 7 cordas

Ricardo Calafate: Violão de 6 cordas, bandolim e cavaco

_________________________________________________

Melodia Sentimental 3’29

(Heitor Villa-Lobos – Dora Vasconcelos) UBC - BR5R31000005

Acorda, vem ver a lua

Que dorme na noite escura

Que surge tão bela e branca

Derramando doçura

Clara chama silente

Ardendo meu sonhar

As asas da noite que surgem

E correm no espaço profundo

Oh, doce amada, desperta

Vem dar teu calor ao luar

Quisera saber-te minha

Na hora serena e calma

A sombra confia ao vento

O limite da espera

Quando dentro da noite

Reclama o teu amor

Acorda, vem olhar a lua

Que brilha na noite escura

Querida, és linda e meiga

Sentir meu amor e sonhar


Maria Clara Valle: Violoncelo

Ricardo Calafate: Violão

_________________________________________________

Prece ao Vento 3’38

(Gilvan Chaves – Alcyr Pires Vermelho – Fernando Luiz Câmara Cascudo) FERMATA DO BRASIL - BR5R31000006

Vento que balança as palhas do coqueiro

Vento que encrespa as ondas do mar

Vento que assanha os cabelos da morena

Me trás notícia de lá

Vento que assovia no telhado

Chamando para a lua espiar

Vento que na beira lá da praia

Escutava o meu amor a cantar

Hoje estou sozinho e tu também

Triste, mas lembrando do meu bem

Vento diga, por favor,

Aonde se escondeu o meu o meu amor

Vento diga, por favor

Aonde se escondeu o meu amor


Dirceu Leite: Flauta

Ricardo Calafate: Violão, viola de 12 solo, cavaco, ganzá, triângulo e agogô

Afonso Marins: Baixo elétrico

_________________________________________________

A Flor e o Espinho 2’50

(Nelson Cavaquinho – Guilherme de Brito – Alcides Caminha) ADDAF - BR5R31000007

Tire o seu sorriso do caminho

Que eu quero passar com a minha dor

Hoje pra você eu sou espinho

Espinho não machuca a flor

Eu só errei quando juntei minh’ alma à sua

O sol não pode viver perto da lua

É no espelho que eu vejo a minha mágoa

A minha dor e os meus olhos rasos d’água

Eu na sua vida já fui uma flor

Hoje sou espinho em seu amor


Toni 7cordas: Violão de 7 cordas

Ricardo Calafate:Violão de 6 cordas, bandolim e cavaco

Rodrigo Jesus: Pandeiro, ganzá, tamborim, surdo e repique de mão

_________________________________________________

Castigo 3’55

(Dolores Duran) IRMÃOS VITALE - BR5R31000008

A gente briga, diz tanta coisa que não quer dizer

Briga pensando que não vai sofrer

Que não faz mal se tudo terminar

Um belo dia, a gente entende que ficou sozinho

Vem a vontade de chorar baixinho

Vem o desejo triste de voltar

Você se lembra, foi isso mesmo que se deu comigo

Eu tive orgulho e tenho por castigo

A vida inteira pra me arrepender

Se eu soubesse

Naquele dia o que sei agora

Eu não seria esse ser que chora

Eu não teria perdido você


Augusto Mattoso: Baixo acústico

Ricardo Calafate: Violão, guitarra solo, guitarra de base e ganzá

_________________________________________________

Toada (Na Direção do Dia) 3’10

(Zé Renato – Juca Filho – Cláudio Nucci) TAPAJÓS (EMI) - WARNER /CHAPPELL EDIÇÕES MUSICAIS LTDA - BR5R31000009

Vem morena ouvir comigo essa cantiga

Sair por essa vida aventureira

Tanta toada eu trago na viola

Pra ver você mais feliz

Escuta o trem de ferro alegre a cantar

Na reta da chegada pra descansar

No coração sereno da toada, bem querer

Tanta saudade eu já senti, morena

Mas foi coisa tão bonita

Da vida, nunca vou me arrepender


Afonso Marins: Baixo elétrico

Ricardo Calafate: Violão nylon, violão aço, viola de 12 solo, triângulo e agogô

_________________________________________________

O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras no. 2) 3’17

(Heitor Villa-Lobos – Ferreira Gullar) UBC – UNIVERSAL MUSIC PUBLISHING MGB BRASIL LTDA - BR5R31000010

Lá vai o trem com o menino

Lá vai a vida a rodar

Lá vai ciranda e destino

Cidade e noite a girar

Lá vai o trem sem destino

Pro dia novo encontrar

Correndo vai pela terra

Vai pela serra

Vai pelo mar

Cantando pela serra ao luar

Correndo entre as estrelas a voar

No ar

No ar...


Kiko Horta: Piano acústico

Augusto Mattoso: Baixo Acústico

Ricardo Calafate: Violão e ganzá

_________________________________________________

Se Essa Rua Fosse Minha 3’06

(Modinha Tradicional) Domínio Público - BR5R31000011

Se essa rua

Se essa rua fosse minha

Eu mandava

Eu mandava ladrilhar

Com pedrinhas

Com pedrinhas de brilhantes

Para o meu

Para o meu amor passar

Nesta rua

Nesta rua tem um bosque

Que se chama

Que se chama solidão

Dentro dele

Dentro dele mora um anjo

Que roubou

Que roubou meu coração

Se eu roubei

Se eu roubei teu coração

Tu roubaste

Tu roubaste o meu também

Se eu roubei

Seu eu roubei teu coração

É porque

É porque te quero bem


Ricardo Calafate: Violão e bandolim

Ricardo Machado: Vocal

_________________________________________________

Quem Sabe? (Tão Longe de Mim Distante) 4’33

(Carlos Gomes – Francisco Leite de Bittencourt Sampaio) Domínio Público Lei 9.610/98 - BR5R31000012

Tão longe, de mim distante

Onde irá, onde irá teu pensamento

Tão longe, de mim distante

Onde irá, onde irá teu pensamento

Quisera saber agora

Quisera saber agora

Se esqueceste, se esqueceste

Se esqueceste o juramento

Quem sabe? Se és constante

Se ainda é meu teu pensamento

Minh’alma toda devora

Da saudade agro tormento

Vivendo de ti ausente

Ai meu Deus, ai meu Deus que amargo pranto

Vivendo de ti ausente

Ai meu Deus, ai meu Deus que amargo pranto

Suspiros, angústias, dores

Suspiros, angústias, dores

São as vozes, são as vozes

São as vozes do meu canto

Quem sabe? Pomba inocente

Se também te corre o pranto

Minh’alma cheia de amores

Te entreguei já neste canto


Dirceu Leite: Flauta

Ricardo Calafate: Violão

_________________________________________________

O Mundo é Um Moinho 3’02

(Cartola) ADDAF - BR5R31000013

Ainda é cedo, amor

Mal começastes a conhecer a vida

Já anuncias a hora de partida

Sem saber mesmo o rumo que irás tomar

Preste atenção, querida

Embora eu saiba que estás resolvida

Em cada esquina cai um pouco a tua vida

Em pouco tempo não serás mais o que és

Ouça-me bem, amor

Preste atenção, o mundo é um moinho

Vai triturar teus sonhos, tão mesquinhos

Vai reduzir as ilusões a pó

Preste atenção, querida

De cada amor tu herdarás só o cinismo

Quando notares estás à beira do abismo

Abismo que cavaste com teus pés


Toni 7cordas: Violão de 7 cordas

Ricardo Calafate: Violão de 6 cordas, bandolim e cavaco

Rodrigo Jesus: Pandeiro e ganzá

_________________________________________________

Serra da Boa Esperança 2’56

(Lamartine Babo) ADDAF - BR5R31000014

Serra da Boa Esperança,

Esperança que encerra

No coração do Brasil

Um punhado de terra

No coração de quem vai,

No coração de quem vem,

Serra da Boa Esperança,

Meu último bem

Parto levando saudades,

Saudades deixando,

Murchas, caídas na serra,

Lá perto de Deus

Oh, minha serra,

Eis a hora do adeus

Vou-me embora

Deixo a luz do luar

No teu olhar

Adeus!

Levo na minha cantiga

A imagem da serra

Sei que Jesus não castiga

Um poeta que erra

Nós, os poetas, erramos

Porque rimamos, também

Os nossos olhos nos olhos

De alguém que não vem

Serra da Boa Esperança,

Não tenhas receio,

Hei de guardar tua imagem

Com a graça de Deus!

Oh, minha serra,

Eis a hora do adeus,

Vou-me embora

Deixo a luz do luar

No teu olhar

Adeus!


Ricardo Calafate: Violão

Kiko Horta: Acordeom

______________________________________________________________

Críticas ao cd/Critics: Abril 2011

Ricardo Machado (voz)
Ricardo Calafate (bandolim, guitarras, cavaquinho, percusión, arreglos), Dirceu Leite (clarinete, flauta), Maria Clara Valle (cello), Kiko Horta (acordeón), Toni 7 cordas (guitarra de 7 cuerdas), Augusto Mattoso (contrabajo), Affonso Marins (bajo eléctrico), Rodrigo Jesus (percusión)

Un sentido y bello homenaje a la canción brasileña, que recorre 150 años de cultura popular brasileña (de mediados del siglo XIX a los años 70 del XX). Una excelente selección de modinhas, toadas, valsas, choros, sambas, sambas-canções,… que la voz clara y el canto sincero y dúctil del vocalista carioca sumados al cálido bandolim y a los delicados y concisos arreglos de Ricardo Calafate consiguen ensalzar, transmitiendo toda la nostalgia, la pasión y la ingenuidad que las engendraron.(site Espanhol"Tangará.net",14.04.2011)

"A intenção parece pretensiosa: percorrer mais de 150 anos de música brasileira, passando e passeando pela obra de gênios como Carlos Gomes, Chiquinha Gonzaga, Lamartine Babo, Waldir Azevedo, Nelson Cavaquinho, Dolores Duran, Villa-Lobos e Cartola, entre outros. Mas o artista dá conta do recado. Modinheiro, seresteiro e sambista de voz límpida e definida, adaptando-se a cada gênero musical, Ricardo Machado faz de seu CD “A sombra confia ao vento” (independente, produzido, arranjado e regido pelo autor) um libelo à canção, em que pedras preciosas como Menina faceira (Chiquinha), O trenzinho caipira (Villa-Lobos e Ferreira Gullar) ou O mundo é um moinho (Cartola) são apresentadas e cantadas com o desprendimento de quem toca e canta na sala de casa, com uma delicadeza comovente." Luís Pimentel (Revista Música Brasileira, 25.03.2011)

________________________________________________________________


CONVITE : 18/11/11 -SEXTA FEIRA

CONVITE : 18/11/11 -SEXTA FEIRA
CONVITE: LANÇAMENTO DO CD NA "ARLEQUIM",RIO DE JANEIRO.SEXTA, 18/11/11. PRÉDIO DO PAÇO IMPERIAL,PRAÇA XV. DAS 17:00 HS ÀS 20:00 HS.

sábado, 16 de abril de 2011

Musicaria Brasil: A ODISSEIA MUSICAL DE RICARDO MACHADO

Musicaria Brasil: A ODISSEIA MUSICAL DE RICARDO MACHADO: "A constante renovação da boa música brasileira vai gerando gratas surpresas aos nossos ouvidos; e vem, paradoxalmente, batendo de frente co..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário,recado ou pergunta para Ricardo Machado: